As esquadrias em PVC são divididas em várias tipologias, vamos desmistificar as mais utilizadas.

Painel Fixo
Essa tipologia é composta por 1 ou mais módulos, sem a possibilidade de abrir, ou seja, ela apenas permite a entrada de luz e não de ar.

Giro
Comumente chamado de janela ou porta de abrir, a tipologia de giro se trata de esquadria com folha que gira para fora ou para dentro do vão. A principal característica desse tipo de esquadria, é a sua capacidade acústica e térmica, devido a vedação em borracha, normalmente utilizada entre a folha e o marco.

Correr
Pode ser formada por várias folhas que deslizam de forma horizontal sobre os trilhos, através de roldanas fixas nas folhas das esquadrias. Seu principal benefício é a economia de espaço, mas possui uma limitação na questão de ventilação.

Maximar
Esta tipologia de esquadria faz parte das esquadrias de giro, sua abertura é para a parte externa do vão, girando de baixo para cima.

Oscilo Batente
Este tipo de esquadria é utilizado exclusivamente para janelas, sua principal característica é a possibilidade de girar (abrir) tradicionalmente, além do movimento oscilar (tombar).

Pivotante
A esquadria pivotante é um modelo mais sofisticado de esquadria. Ela possui um mecanismo de abertura muito semelhante à uma esquadria de giro, pois deve contar com dobradiças firmes na estrutura. Estas dobradiças, entretanto, são específicas para o mecanismo pivotante. Conhecidas como pivôs, as ferragens para este tipo de esquadrias funcionam como eixo vertical para a rotação da esquadria. Elas funcionam como base fundamental para a articulação e sustentação da peça.

× WhatsApp
Skip to content